Água de reuso: entenda sua importância na moda sustentável

Você já ouviu falar em água de reuso? É uma técnica de tingimento de tecidos muito mais sustentável do que as formas tradicionais que a indústria da moda costuma utilizar. Vamos entender por que isso é tão importante?

Apenas 3% da água do planeta é água doce. Como se isso já não fosse pouco, apenas 0,02% está disponível em lagos e rios e pode ser consumida. A indústria da moda precisa de água em diversas etapas de produção, inclusive para realizar os processos de tingimento. 

Imagine o que acontece quando poluímos a água dos rios com pigmentos têxteis industriais para que nossas roupas possam ser coloridinhas? É isso mesmo que você está pensando: se poluirmos a água dos rios com pigmentos, diminuímos ainda mais a quantidade de água própria para consumo disponível no mundo.

A água potável está em extinção!

Porém, não se desespere ainda, pois há novas opções que nos permitem fazer escolhas mais conscientes. Na Ki, garantimos fornecedores de tecidos sustentáveis cujo processo de produção garante um uso consciente desse bem tão precioso.

Moda Sustentável

A Ki é uma marca de roupas esportivas mais consciente. Trazemos uma nova opção para a moda esportiva: a sustentável. Todas as escolhas que fazemos para nossa produção e logística têm a ver com moda sustentável.

E ser sustentável envolve muitos fatores. O primeiro passo é tomar consciência e repensar como fazemos as coisas, o que consumimos, o que jogamos fora e o impacto geral que isso tudo causa. É preciso lembrar que, na verdade, não existe “jogar fora”, pois tudo o que descartamos permanece no planeta (mesmo que fora da nossa casa).

Então, damos preferência a matérias-primas que sejam verdadeiramente duráveis, aumentando seu ciclo de uso. Além disso, também preferimos fazer nossas roupas com materiais que sejam fabricados de forma mais sustentável e menos poluente. Por isso, usamos somente tecidos tingidos com água de reuso.

O que é água de reuso?

Quando falamos em água de reuso, estamos nos referindo a um um processo que permite que a mesma água que já foi usada possa ser utilizada novamente. Dependendo da finalidade, a água será ou não tratada para entrar outra vez em uso. 

Olha alguns exemplos práticos de água de reuso:

  • Em casa, através de um sistema simples de armazenamento e filtragem, é possível captar a água do banho para ser usada na limpeza de áreas externas e para a descarga dos vasos sanitários;
  • A água da rede de esgoto pode ser tratada de forma muito eficaz para voltar à ação, regando jardins públicos, lavando ruas e carros e irrigando plantações.
  • É possível reinserir na natureza água de reuso tratada para que siga seu ciclo hidrológico;
  • Na grande indústria, a água que é utilizada em determinados processos de produção, pode ser tratada numa estação dentro do próprio parque industrial e retornar à cadeia de produção. Este é o caso da água de reuso do tingimento de tecidos, que escolhemos na Ki.

Você já conhecia a técnica de tingimento que utiliza água de reuso e assim poupa nosso bem mais valioso no planeta? 

Bora praticar juntos a moda sustentável!