Black Friday X Consumo Consciente

Você já parou pra pensar de onde vem e para onde vão as suas roupas? Ou mesmo se as marcas que você consome estão preocupadas com o impacto que causam no meio ambiente e a preservação dos recursos naturais? Essa reflexão é importante porque pequenas atitudes, repetidas por muitas pessoas, fazem a diferença. Pensar sobre as roupas que usamos, os produtos que consumimos, os resíduos que geramos diariamente, são hábitos que contribuem para um futuro mais sustentável.


Talvez nem todos saibam, mas a indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo. Além do alto consumo de água, ela também é responsável por contaminar rios e lençóis freáticos com descarte de corantes químicos e demais produtos e resíduos nocivos ao meio ambiente. Os casos de relações de trabalho desiguais, mal remuneradas ou em condições questionáveis também não são incomuns nesse meio, revelando práticas de trabalho nada sustentáveis e voltadas exclusivamente para o lucro.


Entretanto, diante de um contexto preocupante de mudanças climáticas, esgotamento de recursos e aquecimento global, cada vez mais marcas estão enxergando o problema e se posicionando em busca de soluções que minimizem seus impactos, sem esquecer das tendências e do conforto. Consumo consciente não é apenas uma expressão cult, é uma tendência mundial que se populariza a cada ano. Um movimento que busca renovar a cultura de consumo e que, no mundo da moda, tem conquistado adeptos de iniciativas como brechós, produtores locais, uso de matérias primas sustentáveis e práticas responsáveis de trabalho e produção.


O consumo consciente na indústria da moda

O consumo consciente preza por uma cultura menos materialista e mais responsável. No mundo da moda, a ideia é informar e educar as pessoas a comprarem apenas o que realmente precisam, incentivando:

  • O consumo de peças duráveis e de boa qualidade.
  • A escolha de marcas e produtores com responsabilidade ambiental e práticas sustentáveis, como a compensação de carbono.
  • A popularização de brechós, bazares e feiras de trocas.
  • O fim da compra impulsiva de itens que serão abandonados no armário ou descartados na natureza, gerando desperdício e poluição. 

Acima de tudo, o consumo consciente é uma nova ótica, uma nova maneira de enxergar o mundo. Esse “estilo de vida” vem ganhando adeptos, principalmente entre os mais jovens e ocupando papel de destaque em espaços de grande alcance, como as redes sociais. No entanto, o caminho ainda é longo para uma sociedade mais preocupada e ciente do seu papel nessa engrenagem de preservação e sustentabilidade.


O movimento slow fashion

O slow fashion surgiu como um contraponto à cultura do fast fashion, que produz roupas em larga escala, a preços baixos, com pouca qualidade, materiais poluentes e que está fortemente associada a condições de trabalhos indignas. As roupas de fast fashion são utilizadas menos de cinco vezes e geram 400% mais emissões de carbono do que roupas de marcas slow fashion (que são usadas ao menos 50 vezes).

 

Por outro lado, o slow fashion preza pelo consumo consciente e considera o ciclo completo de produção de um produto. Ou seja, valoriza toda a cadeia de trabalho envolvida na confecção deste: costureiras, designers, consumidores e claro, o meio ambiente e os impactos que causamos a ele. 


Marcas com propósito: iniciativas amigas do planeta

Além de uma nova ótica, pautada em uma preocupação real com o planeta, o consumo consciente se tornou um movimento, um manifesto, que fez diversas marcas se reposicionarem, apostando em princípios alinhados com:


Atualmente, não é difícil conseguir informações sobre empresas responsáveis e práticas de produção sustentáveis. Muitas vezes está ao alcance de uma pesquisa online saber quem fez suas roupas, de onde vieram as matérias primas utilizadas ou se existem denúncias e relatos de relações de trabalho ilegais em uma determinada marca. 


Quando os consumidores tiverem a exata dimensão do seu poder vai ser mais fácil exigir de empresas posicionamentos e práticas comprometidas com a sustentabilidade do planeta. Escolher para qual empresa você vai dar o seu dinheiro é uma ação importante, mas que por muitos anos foi negligenciada, como algo sem relevância. A retomada dessa posição por todos aqueles que podem fazê-la é uma forma de contribuir para a mudança que precisamos. Faça a sua parte!


Pratique o consumo consciente durante a black friday

Já estamos em novembro e, obviamente, os anúncios de “black friday” já começam a surgir nas nossas telas. Essa data comercial é uma tradição importada dos Estados Unidos, que ganhou espaço mundialmente por oferecer preços muito mais baixos do que os praticados no restante do ano. De fato, encontramos ótimas promoções e descontos nessa data, porém é uma ótima oportunidade para repensar nossos hábitos de consumo: eu realmente preciso disso ou estou comprando apenas porque está na promoção? 


Durante a black friday, é comum que as marcas realizem estratégias de marketing que geram ansiedade e urgência de compra, como se aquela fosse uma oportunidade única e imperdível. Essas estratégias afetam nosso poder de decisão, ativando gatilhos de consumo para tomar decisões impulsivas, comprando produtos que não precisamos. 


Por isso, avalie a real necessidade de compra, e, ao decidir, escolha produtos que possuam um bom custo benefício e qualidade. Comprar menos e melhor, esse é um dos lemas do consumo consciente. Comprar produtos mais caros e duradouros é mais sábio do que comprar muitos produtos de péssima qualidade. 


Então a Ki não tem black friday?

Sim, temos. Porém, acreditamos que o mais importante dessa data é incentivar formas sustentáveis de comercialização e consumo. A black friday é um caminho para que mais pessoas possam conhecer a proposta da Ki e permanecer conosco por outras razões, para além das compras por impulso.


Por isso, antes de colocar no carrinho qualquer produto em promoção, te convidamos para conhecer nossa forma de fazer e pensar a moda e descobrir se você se identifica com nossos valores e produtos. Acreditamos que ser sustentável é o único caminho possível e nosso objetivo é criar roupas confortáveis, resistentes e bonitas, que cuidem de você e do planeta ao mesmo tempo.


Além disso, você também pode entrar em contato conosco para tirar dúvidas, montar conjuntos e verificar as opções de tamanho disponíveis. Somos uma marca acessível e estamos aqui para te ajudar a tornar essa escolha o mais consciente possível!